Navegação rápida:

Qualificação é a melhor rota para atravessar a crise

Toda crise uma hora passa, mas o conhecimento permanece e, mais importante, alavanca a carreira marítima em qualquer tempo. Essa é a opinião das Oficiais de Náutica Isabelle Gomes Soares e Márcia Haegely, que se conheceram e ficaram amigas na FHM. Ambas trabalham na navegação de Cabotagem e decidiram investir recursos próprios no Curso Básico de Operador de DP (DPB) com o objetivo de estender seus horizontes profissionais na direção do Offshore. Elas concluíram o curso no último dia 1º de junho com outros seis Oficiais.

Utilizando recursos próprios, Márcia conta que a escolha pela FHM foi acertada e a experiência valeu cada centavo. “O curso tinha sido altamente recomendado, mas superou as minhas expectativas! Muitos colegas meus estudaram aqui e eu sempre tinha ouvido falar muito bem da FHM. Diziam que era tudo muito bom: professor, material e, principalmente, os simuladores. E eu constatei que é tudo verdade. Aqui nós realmente operamos o sistema e sentimos como é trabalhar em um navio com DP”, explica.

A Oficial nunca embarcou em navios com Posicionamento Dinâmico, mas, agora que concluiu o curso, diz que está empolgada para aplicar o que aprendeu, possivelmente em uma nova empresa. “Até fazer o curso, eu não sabia exatamente como funcionava o Posicionamento Dinâmico e, agora, não vejo a hora de trabalhar em uma empresa que tenha navios com DP, embarcar para ganhar experiência e voltar para fazer o Curso Avançado de Operador DP na FHM”, afirma.

Isabelle, que acabou de concluir o período de praticagem em uma empresa que não possui navios equipados com sistema de Posicionamento Dinâmico, diz que o curso foi um divisor de águas. “Decidi fazer o curso na FHM incentivada por uma amiga, que já tinha estudado aqui. Foi surpreendente! Como eu não tinha qualquer experiência em DP, estava preocupada com a familiarização com o equipamento. Mas a parte de simulação foi ótima! O professor sabe explicar muito bem, deixou tudo muito claro e eu perdi completamente o receio do equipamento”, comemora.

Sobre as perspectivas após concluir o curso, a Oficial é otimista: “O curso da FHM me pôs em contato com um equipamento completamente diferente de tudo que eu conhecia. Foi útil e interessante ao mesmo tempo, abrindo tanto a minha cabeça quanto o meu leque de possibilidades. Antes, eu só tinha olhos para a Cabotagem, mas, com o que aprendi, passei a enxergar mais longe e o meu foco agora é o Offshore. Quero fazer o curso avançado de DP também na FHM e chegar ao posto de Imediato ou até, quem sabe, a Comandante”, afirma. Isabelle também fez o curso com recursos próprios e recomenda o mesmo caminho para quem quer aumentar suas chances profissionais. “Para estarmos bem posicionados frente à crise, precisamos estar sempre atualizados a fim de ampliar ao máximo as nossas possibilidades. Qualificação não é gasto, é investimento. E o que eu investi no curso já trouxe e ainda trará um ótimo retorno para mim”, conclui.

X