Navegação rápida:

DP Avançado da FHM: manobra perfeita para não estacionar na carreira

O Curso Avançado de Operador de Posicionamento Dinâmico – DPA é o segundo passo para a obtenção do certificado de Operador de Posicionamento Dinâmico. Após o período de embarque exigido e o curso básico – DPB, o aluno volta a um centro de treinamento para complementar a teoria e realizar o reforço dos procedimentos por meio de simulações.

A Oficial Gabriela Nery Mendes é amiga de longa data de outra Oficial, Natalia Akemi Kajishima. As duas fizeram questão de participar do curso DPA juntas e comemoram a escolha pela FHM. “Embarcamos na mesma empresa, no mesmo barco, fizemos o curso de ECDIS juntas e queríamos fazer o de DPA juntas também. Pretendíamos fazer o curso na semana anterior, mas a Natalia não pôde. Então, a FHM formou uma turma só com nós duas, o que eu achei fenomenal! Sabemos o custo que isso representa, nos sentimos muito especiais e isso foi um grande diferencial. Por sermos apenas as duas, tivemos um instrutor dedicado, praticamente um “personal captain”, brinca Gabriela.

As Oficiais treinaram vários tipos de manobra em DP

A Oficial havia concluído o curso básico de DP em outra instituição sem utilizar simuladores, o que, segundo ela, fez muita diferença. “A FHM sempre foi a minha primeira opção, mas na ocasião estava embarcada e não consegui conciliar o calendário. Aqui, os simuladores fazem parte das aulas desde o básico, enquanto lá não utilizei qualquer tipo de simulador. Era só uma telinha em que você aprendia sobre o DP, mas não manobrava”, compara Gabriela.

Já Natália havia feito o curso básico na FHM, o que a levou a escolher realizar o avançado aqui também. “Gostei bastante do DP Básico e fiquei muito impressionada com a competência dos instrutores, que foram bem esclarecedores e abertos a questionamentos e dúvidas. No curso avançado, a ênfase é nas manobras. Nós podemos realizar as manobras de uma embarcação como na vida real, com giros, aproximações, tudo! Eu e Natalia manobramos simultaneamente, cada uma em um simulador de passadiço, e essa foi uma experiência muito enriquecedora! ”, comemora.

Natalia e Gabriela: prontas para embarcar com mais uma qualificação no currículo

Gabriela acredita que cada qualificação só vem confirmar sua vocação para a carreira mercante. “É nesta carreira mesmo que eu quero investir e permanecer. Apesar de muita gente ainda considerar que esse não é um trabalho para mulheres, eu acho fascinante trabalhar embarcada e pretendo continuar na área. Quando estou de serviço faço o que gosto, além de ter à minha volta mar, golfinho, nascer e pôr do sol. Os turnos de trabalho permitem que o meu período de folga, de 28 dias, seja muito proveitoso. Procuro fazer tudo o que está ao meu alcance para melhorar a minha qualificação e aumentar minhas chances no mercado. Estou o tempo todo aberta a novas experiências e sempre querendo aprender mais para não estacionar”, conclui.

Confira mais informações sobre nossos cursos e calendário.

X