Navegação rápida:

Três perfis e um objetivo: ser campeão na carreira mercante

Os Oficiais Nonato, Marcos e Cátia: certificação com valor de medalha

Em pleno período de Olimpíada no Rio de Janeiro, o calendário da FHM não parou e a instituição certificou mais Oficiais no Curso Avançado de Operador DP (DPA).

Veterano do grupo, o imediato Raimundo Nonato Vaz fez o Curso Básico de Operador DP (DPB) na FHM e voltou para concluir o nível avançado. Feliz com mais essa certificação, o Oficial piauiense mostrou que ainda tem muita energia para seguir rumo ao crescimento profissional.

“Os dois cursos que fiz foram excelentes e eu estou muito agradecido. Nós aprendemos muita coisa aqui e ainda tenho disposição para aprender bem mais. Não podemos parar, temos que estar sempre lutando. Volto para o navio mais seguro, sabendo mais coisas para poder cooperar com o Comando”, disse.

Representando o time feminino mercante, a Oficial Cátia Martins Gonçalves não fica parada. Ela completou o curso de ECDIS (Carta Eletrônica) no desembarque passado e a seguir pretende fazer o Curso EGPO (Gerenciamento de Passadiço), também na FHM. A Oficial acredita que estar com as certificações em dia é o passaporte para o profissional que quer entrar e permanecer no mercado de trabalho.

“Seria bem complicado um Oficial não se atualizar com as normas que são exigidas atualmente para poder exercer a função. Os cursos da FHM corresponderam às minhas expectativas, principalmente em termos de instrutores e infraestrutura. Outro ponto positivo é a relação da FHM com o SINDMAR (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante) porque eles nos esclarecem quanto às portarias e às exigências da Marinha e nos auxiliam com qualquer dúvida. O time é campeão”, comemorou.

O Oficial Marcos Luciano Guimarães Barreto aproveitou a folga para vir de Aracaju (SE) para o Rio de Janeiro fazer, em sequência, os cursos de ECDIS e DPA. O Oficial já havia concluído o nível básico de DP e contou que a próxima meta é o Curso EGPO. Ele afirmou que pretende completar na FHM todos os cursos que forem necessários. Para Marcos, cada certificação tem o valor de uma medalha.

“Essas certificações são internacionais e nós temos de estar sempre de acordo com a norma. Assim como os atletas, na Olimpíada, acompanham as regras internacionais, para o profissional marítimo é a mesma coisa. Com um certificado na mão, esse Oficial vai estar sendo premiado com uma boa colocação no mercado, sendo requisitado pelas empresas”, concluiu.

X