Navegação rápida:

Segurança e eficiência no mar – FHM lança curso de EGPO

Sempre investindo na capacitação e treinamento da mão de obra do setor aquaviário, a Fundação Homem do Mar (FHM) foi credenciada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) para ministrar o Curso Especial de Gerenciamento de Passadiço para Oficiais (EGPO). O objetivo deste curso é qualificar o Oficial de Náutica para trabalhar em grupo, como integrante de uma equipe de passadiço, de forma coordenada, contribuindo para a segurança da navegação e proteção do meio ambiente.

O CLC Claudio Barbosa na aula-piloto do curso de EGPO que foi apresentada aos representantes da DPC

Falhas na organização e no gerenciamento do passadiço estão entre as causas mais frequentes de acidentes marítimos ao redor do mundo. Por isso, gerenciar com eficiência todos os recursos, humanos e técnicos, disponíveis para a equipe de passadiço, é imprescindível para evitar erros durante as operações e garantir uma viagem segura. Ao longo de 45 horas de aula, divididas em cinco dias, o aluno irá detectar possíveis falhas de procedimentos a bordo, identificar efeitos do meio ambiente sobre a manobra do navio, preparar um plano de viagem e realizar navegação em águas restritas, entre outras atividades. O treinamento será desenvolvido em um dos dois simuladores de passadiço full mission, de última geração, do Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da FHM e serão admitidos, no máximo, 12 alunos por turma. As aulas serão ministradas pelo Comandante Claudio Barbosa, que tem em seu currículo cursos realizados em instituições internacionais e larga experiência em navegação de cabotagem e longo curso.

“O EGPO fornece as ferramentas necessárias ao desenvolvimento e capacitação dos líderes e futuros líderes dos navios mercantes”, avalia o instrutor da FHM.

O CLC Claudio Barbosa na apresentação do conteúdo do curso de EGPO

A primeira turma está prevista para iniciar as aulas no próximo dia 29 de julho e o público-alvo são Oficiais da Marinha Mercante com certificado de competência na validade, em conformidade com as regras II/1, II/2, II/3 do STCW. Sendo aprovado, o aluno receberá um Certificado de Proficiência (DPC-1034), atestando estar devidamente qualificado com as competências definidas na emenda à Convenção STCW-78. Até o final do ano, estão previstas outras seis turmas de EGPO.
Além dos diversos cursos que já constam da sua grade curricular, a FHM espera, em breve, oferecer também o ESOP (Curso Especial de Segurança em Operações de Carga em navios Petroleiros), o EOPN (Curso Especial para Oficiais de Proteção de Navio) e o CIPN (Curso Intermediário de Proteção de Navio).

X