Navegação rápida:

Plínio Calenzo durante sessão de autógrafos

Aguardado por profissionais do setor, o livro “Operações de Rebocadores ASD pela Proa: Riscos e Eficácia”, lançado em novembro passado durante seminário organizado pela Praticagem do Rio de Janeiro, encontra-se à venda na Fundação Gente do Mar (FGMar), na capital fluminense.

De autoria do capitão e prático holandês Henk Hensen, a publicação tem tradução do capitão de longo curso Plínio Rodrigues Calenzo – presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) e diretor do Instituto Brasileiro de Rebocagem (IBR).

A FGMar contribuiu com a produção do livro fazendo a revisão técnica e a editoração da obra. O diretor-superintendente da Fundação, Odilon Braga, destacou, durante o evento realizado pela Praticagem, a importância da publicação para os trabalhadores do setor.

O sindicalista, que também é diretor-secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), citou um estudo feito pelo IBR, em 2015, sobre segurança na operação de rebocadores.

O levantamento comparou a quantidade de naufrágios sofridos pelos rebocadores brasileiros – considerada a maior frota do mundo, pertencente ao grupo Maersk – e dos que operam no exterior.

O diretor-superintendente da FGMar, Odilon Braga

A ideia era saber se o número de acidentes no Brasil, nas últimas duas décadas, era semelhante ao que ocorria fora do País. O resultado apontou que nas operações portuárias realizadas aqui havia ocorrido 20 vezes mais naufrágios.

“Concluiu-se que a questão recaía sobre a ausência de literatura técnica atualizada a ser utilizada na capacitação dos profissionais. Até 2018, das milhares de publicações marítimas que existiam no Brasil, apenas uma falava de operações de rebocadores e ela era do final do século passado. Por esta razão, a FGMar e o IBR começaram a traduzir livros de qualidade para auxiliar na capacitação da nossa gente do mar”, declarou Braga.

Conheça outras publicações sobre o tema disponíveis para compra: www.fhm.org.br/publicacoes

X