Navegação rápida:

FHM forma operadores de VTS para o Porto de Santos

Marcelo Villas Boas planeja outros dois cursos para os funcionários do Porto de Santos, na FHM

Depois do Porto do Açu (RJ) e do Porto de Vitória (ES), foi a vez de o Porto de Santos (SP) passar a contar em seus quadros com operadores de VTS – Vessel Traffic Service (Serviço de Tráfego de Embarcações) formados pela FHM. A turma de VTSO, com seis alunos ao todo, concluiu o curso no último dia 1° de junho.

Este é o primeiro curso de Operador de VTS credenciado no Brasil, lançado em 2015 pela FHM e, desde então, conduzido pelo Capitão de Longo Curso Marcelo Covelli, Coordenador do Centro Marítimo de Simulación Dr. Manuel Belgrano, em Buenos Aires, Argentina. A escolha pela FHM foi da Indra, empresa responsável pela implantação do sistema de VTS no Porto de Santos. O Gestor de VTMIS do Porto de Santos, Marcelo Villas Boas, também participou do curso e disse não ter dúvidas de que a escolha foi acertada.

A partir da esquerda: o instrutor Marcelo Covelli, o Coordenador da FHM, Mario Calixto, e a nova turma de Operadores de VTS

“A estrutura e o nível de preparo do pessoal da FHM nos impressionaram muito. Toda a parte de simulação aqui é, de fato, o estado da arte. Não imaginávamos encontrar no Brasil um material dessa qualidade. O instrutor Marcelo Covelli é um grande conhecedor do assunto, muito bem preparado, e transmitiu a segurança necessária ao grupo. Por tudo que oferece, a FHM vai ser fundamental para a formação do meu pessoal. Já programamos voltar para outros dois cursos, o de supervisor de VTS e o de radar”, afirmou o gestor.

X