Um navio foi detido em Brisbane, Austrália, pela Autoridade Marítima daquele país depois de ficar constatado que a tripulação não havia recebido treinamento de familiarização em ECDIS. Um instrutor precisou vir de Cingapura para treinar os tripulantes e só então a embarcação foi liberada.
O caso foi relatado pelo Departamento Hidrográfico do Reino Unido (UKHO) para ilustrar o fato de que vem aumentando significativamente o número ocorrências registradas em inspeções e auditorias devido a deficiências em ECDIS. As irregularidades vão desde a não utilização das últimas Cartas Náuticas Eletrônicas (ENC) no plano de viagem, passando por um detalhamento inadequado no Sistema de Gestão de Segurança da empresa até uma equipe de passadiço não familiarizada com o uso do equipamento. Qualquer que seja a razão, as penalidades nesses casos podem ser severas, seja na forma dos custos de uma viagem adiada ou do impacto negativo na reputação do armador depois de uma inspeção malsucedida.
Reino Unido alerta para deficiências e irregularidades no uso do ECDIS
Os desafios de conformidade associados ao ECDIS estão ganhando mais destaque à medida em que cresce a proporção da frota de transporte marítimo mundial que usa o equipamento. Um marco importante foi alcançado este ano quando o UKHO anunciou que 51% de todas as embarcações sujeitas às regras da SOLAS sobre dotação de ECDIS já possuíam o sistema, o que significa que os navios com ECDIS passaram a compor mais da metade da frota SOLAS mundial. Além disso, das quase 42.000 embarcações de transporte marítimo internacional, estima-se que 59% já tenham o sistema instalado.
Inspetores do Port State Control têm realizado mais inspeções em navios que usam o ECDIS como principal meio de navegação e, como resultado, estão cada vez mais cientes das últimas exigências e sabem exatamente o que perguntar. Deste modo, o UKHO pediu a armadores, operadores e gerentes que exerçam maior vigilância a fim de combater o aumento no número de navios detidos por mau uso do equipamento de ECDIS, ressaltando que qualquer incidente de não conformidade é uma ameaça em potencial à segurança do navio e de sua tripulação, assim como ao tráfego marítimo e ao meio ambiente.
Thomas Mellor, Chefe de Suporte Técnico OEM e Padrões Digitais do UKHO, declarou:
“O ECDIS pode oferecer enormes benefícios para uma navegação segura, adequada e eficiente. No entanto, uma vez instalado, os armadores, operadores e gestores devem ser responsáveis por sua utilização, inclusive com o cumprimento de todos os regulamentos pertinentes. Isso também inclui atualizar os procedimentos de passadiço e atualizar a versão do software do ECDIS de acordo com os padrões IHO ENC e, sobretudo, garantir que as equipes de passadiço sejam treinadas e certificadas na operação de ECDIS, em conformidade com as exigências das inspeções e auditorias do Port State Control.”
Fonte: Safety 4Sea
“Os cursos da FHM são muito bons! As aulas são ministradas por professores competentes, usando tecnologia de ponta. Fiz aqui os cursos de DP Básico, DP Avançado e agora voltei para o de ECDIS. A instrutora conhece todos os detalhes do sistema e passa a informação com clareza. Fiquei muito satisfeito!”