Navegação rápida:

Curso pioneiro da FHM qualifica operadores de estação de praticagem

Em abril, a Fundação Homem do Mar – FHM capacitou 12 alunos da primeira turma do Curso de Conhecimentos Náuticos para Operadores de Atalaia (estação de praticagem), profissionais que proveem suporte operacional e administrativo, apoiando o atendimento do Prático à embarcação em uma zona de praticagem. O curso foi solicitado à FHM pelo Conselho Nacional de Praticagem – CONAPRA com o objetivo de proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre os principais conceitos definições, e componentes envolvidos na operação marítima, dando-lhe condições necessárias para realizar o controle satisfatório de uma Atalaia.

Os alunos, oriundos de diversas zonas de praticagem, ampliaram seus conhecimentos sobre navegação costeira e eletrônica, comunicações radiotelefônicas e emprego de equipamentos para monitoramento de embarcações. As aulas práticas foram realizadas utilizando simultaneamente os simuladores de passadiço full-mission do Centro de Simulação Aquaviária – CSA. O curso faz parte de um convênio entre o CONAPRA e a FHM firmado no ano passado.

“O feedback que tivemos dos alunos foi muito bom! Ficaram bem satisfeitos e empolgados com o que aprenderam.” Porthos Lima – Diretor Técnico do CONAPRA

“Nossa ideia é passar a utilizar cada vez mais as instalações do CSA. Além de haver professores muito bem qualificados, os simuladores disponíveis são de excelente qualidade e reproduzem o estado da arte em simulação”, afirmou Porthos Lima, Diretor Técnico do CONAPRA. A próxima turma de Conhecimentos Náuticos para Operadores de Atalaia está prevista para o segundo semestre deste ano.

“O trabalho com o simulador de passadiço foi fundamental e aumentou a nossa motivação. Incrível, eu operei um RADAR!” Valéria Rachid – Coordenadora de Operações de Praticagem
“A parte do simulador é surpreendente. Incrível a estrutura, que é realmente de ponta!” Marcelo Albuquerque – Supervisor de Operações de Praticagem.
X