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Acidente com navio no Canal do Panamá confirma riscos previstos em estudo da FHM

As simulações em modelagem matemática realizadas pela equipe da FHM já apontavam para os riscos de acidentes

No último dia 21 de julho, menos de um mês depois do início das operações nas novas eclusas do Canal do Panamá, o navio conteineiro Xin Fei Zhou, da Cosco, colidiu com a parede da eclusa Agua Clara, situada no lado do Atlântico. O navio, de 335m de comprimento e 42.84m de boca, se movimentava para oeste quando colidiu com a estrutura, sofrendo uma avaria no casco, acima da linha d’água.

Foto da carta eletrônica do navio Xin Fei Zhou no momento da colisão

O primeiro acidente ocorrido nas novas eclusas do Canal do Panamá não aparece como surpresa para a Fundação Homem do Mar (FHM). Um estudo independente realizado em um simulador para pesquisa e treinamento, encomendado à FHM pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) e concluído este ano, revelou que a navegabilidade do Navio, na entrada e saída das novas eclusas do Canal do Panamá, não ocorria de forma segura. Isso porque o bollard pull dos rebocadores requerido para a realização da manobra não era suficiente, conforme avaliado no estudo independente realizado pela FHM.

No aspecto náutico, durante as simulações de manobras foi demonstrada a dificuldade de manter o controle do navio sob as condições ambientais frequentes no Canal do Panamá. Quanto ao uso dos rebocadores, o desempenho foi insatisfatório devido à sua baixa potência.

O estudo recomendou que fossem realizados treinamentos com todos os envolvidos nas manobras nas novas eclusas do Canal do Panamá e uma análise de risco, pois erros humanos ou situações como falhas de comunicação, cabo partido e avarias nos rebocadores (ou em seus equipamentos de uso direto na manobra) poderiam conduzir a um acidente com até poluição marinha e perda de vidas humanas.

O navio com o casco avariado na colisão

“Fizemos uma análise detalhada nos nossos simuladores para pesquisa e treinamento, onde foram estudadas, em diferentes condições meteorológicas, as condições de manobrabilidade nas novas eclusas. O estudo, de fato, comprovou a grande dificuldade de manter o controle do navio nas manobras simuladas”, comentou o Coordenador da FHM, Mario Calixto.

Confira a repercussão do acidente na imprensa internacional:

http://www.maritimeherald.com/2016/coscos-container-ship-xin-fei-zhou-damaged-after-allision-in-dock-of-panama-canal/

https://www.fleetmon.com/maritime-news/2016/13911/coscos-boxship-xin-fei-zhou-breached-panama-canal-/

http://gcaptain.com/containership-damaged-in-panama-canals-new-locks/

http://www.globaltrademag.com/global-trade-daily/commentary/could-safety-concerns-undermine-economic-advantages-of-expanded-panama-canal?gtd=3850&scn=commentary

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